8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Edição 2019

HOMEEdições AnterioresEdição 2019

Em 2019, a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) levou a Minas Gerais a quarta edição do Congresso Internacional Abit. O evento aconteceu no mês de outubro, simultaneamente ao Minas Trend.

Sob o tema “Fim das Fronteiras: da criação ao consumo”, a conferência reuniu no auditório do Expominas cerca de 400 pessoas entre autoridades, profissionais do setor, empresários e imprensa.

Nos dois dias, players da indústria têxtil e confeccionista, varejista de moda, consultores de institutos de prestígio e acadêmicos internacionais e nacionais realizaram palestras e participaram de mesas redondas que discorreram sobre o encurtamento das distâncias na indústria. 

Os painéis

O primeiro dia começou com palestra de peso. Rodrigo Damiano, sócio de consultoria em operações e supply chain da PWC, abriu o evento com o  painel “O futuro da Indústria: Quebrando as Barreiras e Ampliando as Fronteiras”. O especialista falou sobre as mudanças tecnológicas na indústria e como isso deve afetar os negócios.

Após a palestra, o público conferiu os seguintes painéis: “A transformação através dos materiais”; no qual foi apresentado o que há de inovação em fibras; “Da expectativa de demanda ao sob demanda”, que tratou dos canais de vendas, necessidades e expectativas dessa relação cliente e produção em massa; e “Sustentabilidade 360, da criação ao consumo/descarte”. No debate que encerrou o primeiro dia, especialistas falaram sobre as novas formas de produzir, consumir e se relacionar. 

Quem iniciou a troca de conhecimento do segundo dia foi Guilherme Machado. O analista sênior da Euromonitor apresentou pesquisa com dados globais sobre o consumo de itens de moda nos últimos tempos e as expectativas de compras. Na sequência, os participantes conferiram os painéis “O designer e suas relações com o consumidor”; “A Comunicação Omnichannel” e  “Hibridização de produtos-serviços”. A relação com consumidores cada vez mais exigentes e à procura de produtos customizados, os desafios da era multicanal e a nova lógica do mercado que alia serviços à experiência do consumidor foram as temáticas exploradas, respectivamente. 

O fechamento desse grande encontro ficou nas mãos de João Paulo Cunha, gerente da consultoria Locomotiva. O especialista apresentou os resultados de uma pesquisa inédita que revelou o perfil do brasileiro em questões econômicas e de poder de compra.